Espécie de ultrassonografia do coração, o ecocardiograma avalia o funcionamento do órgão e pode detectar e acompanhar diversas doenças cardíacas, desde condições congênitas, que já nascem com o indivíduo, passando por enfermidades crônicas, como insuficiência cardíaca e problemas nas válvulas, até tumores e infecções.

Na gravidez, o exame também pode ser feito através da barriga da mãe para investigar doenças ou malformações cardíacas no feto quando houver essa indicação específica.

Existem alguns tipos diferentes de ecocardiograma, cada qual com uma finalidade. Entre os mais comuns estão o transtorácico, que obtém imagens convencionais das estruturas do coração, do mesmo modo que qualquer ultrassonografia, e o estudo com Doppler, um recurso técnico adicionado às imagens, no monitor do aparelho, para possibilitar a observação do fluxo de sangue nas câmaras, válvulas e vasos cardíacos.

O exame é realizado por um cardiologista especializado nesse tipo de método diagnóstico, que, na maior parte das modalidades ecocardiográficas, desliza uma sonda no peito do paciente, com o auxílio de um gel transparente, e registra as medidas de cada área avaliada, bem como os achados anormais.