Coronavírus (COVID-19)

No mês de dezembro, o coronavírus (SARS-CoV-2) identificado na China, se tornou um dos assuntos mais comentados nos noticiários do mundo. Assim como outras doenças respiratórias virais, o COVID-19 pode ser transmitido pelo contato entre pessoas, por meio de gotículas de saliva, do espirro e até mesmo de tosses de indivíduos infectados. Além do contato direto, essas gotículas, quando caem em objetos e superfícies, outras pessoas podem se infectar ao tocarem nesses objetos e depois levarem as mãos à boca e/ou olhos.

Embora o tipo desse vírus seja considerado novo, ele vem de uma família de coronavírus identificada pela primeira vez na década de 1960 que, inclusive, foi responsável por surtos graves, como o MERS, no Oriente Médio, e o SARS, na China. Para efeito de comparação, eles têm uma letalidade muito maior do que o novo COVID-19. Em média, a taxa de mortalidade do novo agente é de 2,3%, enquanto a do SARS é de 9,5% e a do MERS, de 34,4%.

Casos de coronavírus (COVID-19) registrados no Brasil

O Ministério da Saúde vem registrando novos casos do novo coronavírus (COVID-19) no país desde 26 de fevereiro. São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são alguns dos estados com pacientes confirmados. É importante lembrar que o Ministério da Saúde, em conjunto com secretarias estaduais e municipais de regiões afetadas pelo vírus, estão agindo de acordo com os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a fim de evitar uma epidemia tanto nos estados, quanto no país.

Como a DaVita está preparada para o
coronavírus (COVID-19)?

A DaVita Serviços Médicos montou um plano de ação que irá ajudar na prevenção do coronavírus, protegendo não apenas os seus pacientes, mas também todos seus colegas e colaboradores. Entre as iniciativas, estão:

  • Realização de uma triagem pela nossa equipe em busca de casos suspeitos
  • Treinamentos sobre a doença e sua prevenção
  • Definição de locais de isolamento nas unidades para possíveis casos de coronavírus
  • Reforço de higienização de mãos e disponibilização de álcool gel em mais locais das unidades
  • Aumento da desinfecção de pisos e superfícies das unidades.

Toda a equipe da DaVita está orientada e treinada para implementar ações de emergência, de forma que seja evitada a propagação da doença, além de garantir um ambiente protegido para todos.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas do novo coronavírus (COVID-19) podem ser febre, cansaço, tosse seca, dores de cabeça, dores musculares, dor de garganta, congestão nasal e dificuldade para respirar. É importante evitar a automedicação e em caso do surgimento de algum sintoma, é recomendado procurar seu médico ou serviço de saúde.

E como prevenir?

  • Lave as mãos com frequência e as higienize com álcool gel sempre que possível
  • Evite contato próximo com pessoas que estejam tossindo, espirrando ou com febre
  • Se estiver com alguma infecção respiratória, cubra seus espirros com um lenço e descarte na sequência
  • Ao tossir, cubra a boca com o antebraço
  • Não toque nas mucosas dos olhos em nenhuma circunstância
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal
  • Mantenha os ambientes doméstico e de trabalho limpos e ventilados

Agende sua consulta:

Infectologia

Sempre que necessário, consulte um infectologista das nossas unidades e saiba qual a melhor forma de se proteger.

Encontre uma unidade:

Unidades

Todas as nossas unidades contam com estrutura moderna e corpo clínico experiente. Encontre a mais próxima de você.