O câncer de próstata é o tumor maligno mais frequente nos homens, depois do câncer de pele não melanoma. Ele surge a partir da multiplicação desordenada das células dessa glândula. Quando diagnosticada precocemente, a doença pode ser tratada com maior chance de sucesso.

Para isso, é importante realizar exames periódicos, já que, na sua fase inicial, o tumor não apresenta sintomas ou só provoca queixas urinárias que também podem ser indícios de doenças benignas da próstata.

Com o exame de toque retal, que permite ao médico identificar alterações na próstata, combinado ao exame de sangue de dosagem do antígeno prostático específico (PSA), é possível detectar a doença com 90% de eficácia.

E quando é preciso começar a fazer esses exames? A idade figura como o principal fator de risco. Cerca de 75% dos casos são diagnosticados em indivíduos com mais de 65 anos. Portanto, mesmo quem não sentir qualquer problema urinário deve consultar um urologista a partir dos 50 anos.

É possível prevenir o câncer de
próstata?

Como muitos cânceres, o de próstata está relacionado com o avanço da idade, com histórico familiar e até com etnia – afrodescendentes têm maior chance de apresentar a doença. Contudo, existe a possibilidade de reduzir os riscos associados a fatores comportamentais.

Faça a lição de casa:

  • Mantenha uma alimentação saudável.
  • Procure ficar no peso adequado para sua estatura.
  • Pratique atividade física regularmente.
  • Não fume.
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Não passe mais de um ano sem fazer um check-up, sobretudo a partir dos 40 anos.

Consultas que você pode fazer:

Proctologia

A Proctologia é a especialidade que trata clínica e cirurgicamente os problemas do intestino grosso, do reto e do ânus, como hemorroidas, diverticulite, constipação e tumores locais, entre outros.

Urologia

De uma maneira geral, a partir de meados da quinta década de vida, todo homem deve passar por consultas preventivas com um urologista, o médico que se ocupa das doenças do sistema reprodutor masculino, incluindo o câncer de próstata. Esse profissional também está habilitado para indicar tratamento e orientação para problemas sexuais, como ejaculação precoce e disfunção erétil.

Saiba Mais Marque sua consulta