2 minuto(s) de leitura
Pressão arterial sob controle
A hipertensão é uma das principais causas da insuficiência renal, além de muitas outras doenças que podem ser graves. No entanto, com um acompanhamento adequado essa condição pode ser controlada.
Hipertensão é um termo médico para a pressão arterial que permanece alta por um longo tempo. Quando a pressão arterial está muito alta, o sangue faz muita força contra as paredes dos vasos sanguíneos. Com o tempo, os vasos ficam espessos, estreitos e enrijecidos.
Quando seus vasos sanguíneos são danificados, eles não conseguem transportar tanto sangue para o corpo. Assim, seu coração fará mais esforço para bombear sangue para o resto do corpo. Isso provoca um estresse adicional sobre o coração e, com o tempo, se não houver monitoramento e controle, pode causar graves problemas de saúde como a insuficiência renal e cardíaca, infarto e acidente vascular encefálico (derrame).
Mesmo que você não sinta nenhum sintoma, ainda pode ter pressão alta. Por isso, é muito importante conversar com o seu médico para monitorar sua pressão arterial com regularidade. Quando o diagnóstico é precoce é mais fácil manter a hipertensão sob controle.
Como a hipertensão pode ser controlada?
– tomando os medicamentos conforme a prescrição médica
– fazendo uma dieta rica em frutas e legumes, com baixo teor de sódio (sal)
– fazendo atividade física regularmente
– reduzindo o consumo de álcool
– perdendo peso
– parando de fumar
Como é feita a medição da pressão arterial?
Há dois números na medição da pressão arterial. O número superior é chamado de pressão sistólica, que mede quando o coração está bombeando o sangue para o resto do corpo. O número inferior é a pressão diastólica, que mede quando o coração se enche de sangue.
Se você tiver problemas para controlar a pressão arterial, converse com a equipe da sua clínica que está apta a te ajudar e orientar nesse controle.